segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Um bate- papo “inconseqüente”


Uma escola fragmentando-se inadequada ao tempo, sofrendo influências diversas: da nova família ou da ausência total de família, da mídia revelando novos conceitos, dos modismos educacionais, da liberdade idealizada, das mudanças sócio- econômicas, das influências ambientais, do mundo globalizado e sua interposição de culturas, das ideologias importadas, das moradias sem espaço , do questionamento “embriagado” das normas e regras, do imenso número de leis que surgiram da falta cada vez maior de censura introjetada, , do rápido desenvolvimento tecnológico , do surgimento da internet, do telefone celular, da violência de todos os tipos, do RPG, do mundo virtual e seus jogos cada vez mais aperfeiçoados, da corrupção, das mortes estúpidas, da impunidade, das drogas cada vez mais aperfeiçoadas, do álcool consumido em exagero ,Da ambição pelo dinheiro , entre outras tantas e tantas mudanças .
Demandas diversas de um “novo ser humano” e a escola mantendo-se firme , com seus rígidos conteúdos programáticos e currículos defasados com o tempo, tratando de temas ,na maioria das vezes, de nenhum interesse.
Até hoje, me pergunto a razão de ter estudado logaritmos. Lembrei-me de logaritmos porque um carro estacionou em minha frente e sua plaga era LOG xxxx. Na verdade, não aprendi logaritmo . apenas o nome ficou registrado. Gastei tanto tempo na escola e nunca descobri a razão de ficar tantos dias tentando aprender(não consegui) as operações com decimais- 0,0007 : 0,004 = . Em que local comprarei algo por este preço? Exemplos como estes todos vocês devem ter em suas listinhas secretas. Eu não ouso falar para um professor de matemática, que estes conteúdos nunca me fizeram falta. Estes conceitos desnecessários no ensino fundamental ( o antigo primário) só foram necessários quando tive de ajudar os meus filhos, com as mesmas dúvidas . Resta alguma dúvida de que contratei uma professora de matemática (particular).
Adiantando um pouco a conversa, eu tive a sorte de poder escolher a área biomédica e fugi da área tecnológica, mas e hoje que todos tem que passar pelo mesmo ensino médio ( antigo científico e clássico)?
Não brinquem , é sério! O ensino médio inicia com a revisão do que é necessário, porque o restante do ensino fundamental, já foi esquecido.
Em português os problemas são idênticos e nos concursos observa-se que existem analfabetos funcionais : ninguém conseguiu aprender a escrever, após 9 anos de gramática. Concordam que existe alguma falha?
Tudo modifica no mundo, menos o ensino básico, fundamental e médio . Percebendo que cada dia que passa , o ingresso na escola é mais cedo . É muita escola para pouca aprendizagem : precisamos explicar a razão de tanta desmotivação?
Minha proposta ao criar este Blog foi refletir com vocês. Façam uma avaliação de tudo que vocês lembram da escola, se já tiverem concluído , óbvio!
Não se desesperem. Todos sentem do mesmo jeito.
Imaginem que depois de tanto desgaste,os alunos ainda recebem o diagnóstico de TDAH e algumas vezes são medicados.
Ouvi uma criança de 9 anos aos gritos, se dizendo entediada. Vocês acham que ela estava exagerando?
Esqueci-me do curso de inglês, da natação, da luta marcial ...
E ainda querem propor horário integral ,como nos países mais avançados.
Será que nos países avançados a escola é tão “puxada” como no Brasil?
Pensam que os pais não reclamam se a escola pensar em mudanças?
O nosso prefeito colocou a progressão automática, que é por regime de ciclos e aboliu o regime seriado. O projeto foi para a Câmara dos vereadores.
A escola está perdida!
E tem gente que ainda insiste em dizer que as crianças precisam de palmadas . Elas precisam de família presente ao invés de presentes da família. E alguns tem várias famílias .e vários presentes, vários quartos, vários armários.
Nós estamos num mundo em que banalizaram o outro , banalizaram a morte e que se mata para derrubar o inimigo, feito jogo de xadrez, onde todos querem ser reis e rainhas. Estamos num mundo em que todos querem fugir de si mesmos e utilizam as drogas para esta “viagem” que muitas vezes pode ser sem volta. Sabe o que se ouve depois de uma palestra? _ Na minha casa não é assim , na minha escola não é assim e por aí vai..
Nós estamos num mundo que se faz amor ao invés de se sentir amor.
Depois de tanto divagar, sabem quando estes alunos estudarão o ano 2008 e saberão o significado de CPMF e o que o Presidente Lula está fazendo com o país?
Em um aninho apenas: quando fizerem o cursinho vestibular .
Será que eles chegarão neste momento?
Quantos ficarão pelo caminho?
E quem está por trás deste “desarranjo”? Não culpem o governo, por favor : Todos nós somos vítimas e culpados .

Nenhum comentário: