sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Desde criança

Aprendi com os adultos o que não deveria ser feito. Testei regras, valores, conceitos e percebi que tudo o que foi dito não foi feito. A Educação de meu tempo utilizava-ze de didáticas falhas que incentivavam os alunos a disputar, competir, ganhar prêmios e tirar notas azuis brilhantes.
Aprendi a criar fazendo algazarra! Os professores tentaram me adestrar, feito cão de Pavlov.
Eu sempre fui rebelde e detestava repetir 500 vezes , por escrito, a frase "Não devo falar em sala de aula".
Adultos sempre foram incoerentes e não inspiravam confiança. Sou da época em que ouvia na vitrolinha, que o bom menino, não faz pipi na cama e o bom menino vai sempre à escola e aprende sempre a lição.
Aprendi com minhas advertências a testar os limites que nem os professores possuiam.
Procurei entender o Ser Humano, fazendo faculdade de psicologia . Fiquei mais confusa do que antes. Adotei como "educadora" a prática de respeitar para ser respeitada. Escutar para ser escutada.
Bem, consegui de alguma forma estar aqui depois de muitos tropeços. Percebi que auto-estima se adquire com o tempo. Levei algum , para poder conquistá-la.
A Escola não auxilia, ao contrário, atrapalha bastante.
Pobre criança deste tempo , que muito se diagnostica, muito se medica e pouco se pratica educação para todas, repeitando as diferenças e o tempo de cada uma.
Escola falida que sem perspectiva de melhora, resolve aprovar automaticamente , como se fizesse um grande favor ao povo.

Nenhum comentário: