quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ser Judia

Após a infeliz entrevista na revista QUEM, a cantora Nana Caymmi, na semana passada, cometeu uma injúria contra os judeus e contra a todos que o próprio Jesus perdoou em seus últimos momentos.
Reporta-se ao sofrimento “causado” por seu filho, usuário de drogas e alega não entender a razão de seu próprio sofrimento, já que não é judia e não crucificou Jesus Cristo. O sofrimento do filho não foi muito levado em consideração .
Sei que fujo um pouco do tema educação, mas não me distancio da arte de conviver e respeitar as diferenças .
Nana CaYmmi , uma cantora , uma intérprete que não compôs sua história, que buscou em outros,as músicas que refletiam um universo sem alicerces, em que o amor buscado jamais fora encontrado. A tristeza em suas melodias e a melancolia em suas canções, sempre revelaram alguém que procurou fora de si, algo que não encontrou dentro.
Ah! Se ela fosse judia ! Teria tido a coragem de remontar sua história . Teria compreendido as razões dos sofrimentos humanos. Talvez estivesse sofrendo ainda mais do que está, em função de se sentir derrotada após a batalha sempre empreendida, por uma idishe mame..
Pedindo que retorne á razão, eu como judia , lhe proponho que pense em suas palavras antes de emiti-las. Talvez estas tenham sido contundentes ao se referir ao filho, num passado longínquo, e hoje tão sofrido, se busca nas soluções mágicas que parecem aliviar as dores da existência.. Nada que não venha a ser perdoado. Reflita enquanto escuta a canção deixada por seu pai , Dorival Caymmi, que sempre estará a ninar a sua menina.
Rezarei como judia, para o seu retorno à razão . Dói realmente um trabalho introspectivo, mas ao realizá-lo, entenda que seu pai está contigo e sempre estará , como na canção abaixo:
Acalanto(Nana Caymmi)
Composição: Dorival Caymmi

É tão tarde /A manhã já vem/Todos dormemA noite também/Só eu velo por você, meu bem/Dorme, anjo O boi pega neném/Lá no céu deixam de cantar/Os anjinhos foram se deitar/Mamãezinha precisa descansar/Dorme, anjo Papai vai lhe ninar/Boi, boi, boi Boi da cara preta /Pega essa menina Que tem medo de careta
-De uma judia que sabe entender que as imperfeições não devem ser crucificadas e nem julgadas . .

Shalom

Nenhum comentário: