domingo, 20 de janeiro de 2008

Ministro Roberto Mangabeira Unger

Formou-se em Direito,em sua cidade natal e continuou seus estudos nos Estados Unidos da América na Universidade de Harvard .Em 2007, no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado Ministro-Chefe da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República (que antes chegou a ser anunciada como "Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo"), após o pedido do vice-presidente José Alencar, A nomeação de Unger gerou polêmica, apesar da resistência do Partido dos Trabalhadores (PT), pois em 2005, no auge do "Escândalo do Mensalão", o mesmo defendera o impeachment do presidente, acusando-o de intermediar um esquema de corrupção dos fundos de pensão para tomada do controle da operadora de telefonia Brasil Telecom e também ter chamado do Governo Lula "o mais corrupto de todos os tempos" da história republicana brasileira desde 1889
Após suas propostas polêmicas sobre a Amazonia, quando é atacado pelo Deputado Fernando Gabeira, em entrevista no Jornal “O Globo” do dia 20/01/2008, refere-se também a uma mudança na Educação, mantendo escolas médias federais, extremamente interessantes que deveriam ser levadas ao Ministro Haddad (Educação). Diz ele:
“São três as iniciativas que estou focando. A primeira é a rede de escolas médias federais. Precisamos substituir o ensino enciclopédico e informativo por um, analítico e capacitador. Além disso, construir um novo modelo de relação entre o ensino geral e o ensino técnico e profissional. Hoje, no mundo, não faz mais sentido só ministrar o ensino tradicional de ofícios rígidos. A evolução das economias caminha numa direção que exige do trabalhador do futuro o domínio de capacitações genéricas. Não queremos , no Brasil, ter uma divisão rígida de ensino generalista para as elites e especialista para as massas. “

Comentário:
O Ministro aceitou a pasta, mas tem que olhar para o chão. A puxada de tapete está por chegar. Receber a Amazonia, para solucionar suas questões, depois de ter criticado o nosso presidente durante o primeiro mandato, é só marcar o tempo.
Quanto às idéias sobre mudanças educacionais, conferem com as minhas posições, colocadas nos textos anteriores. Acho todas válidas. Quanto à Amazonia e suas queimadas , é melhor o Ministro estar de olho aberto, para não se queimar junto.
Suas propostas de ensino são interessantes .

Nenhum comentário: