quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Meu nome não é Johnny - comentários

Não poderia deixar de assistir um filme tão procurado nos cinemas , com críticas de diversas matizes.As sessões estão repletas de jovens e de adultos. E as gargalhadas se entremeiam com lágrimas, apreensão e outros tantos sentimentos surgidos de acordo com as particularidades de cada membro da platéia.
Vou enumerar alguns fatos marcantes que no entanto, não sugerem um estudo mais aprofundado das razões internas de João Estrela.

1) Um pai doente e deprimido que chega a ser julgado pelo filho como um vizinho, que não incomoda, enquanto as “baladas” com utilização de drogas em abundância, agitam as madrugadas, para venda e consumo..

2) Uma mãe que não acolhe o marido durante sua depressão, quando este fala em desistir de lutar .

3)O Filme não mostra os efeitos maléficos da droga em cada usuário, que sai normalmente como se tivesse aspirado oxigênio. A impressão que se tem é que a droga só dá prazer e nunca uma reação adversa ou uma” internação básica”

4)Os usuários estão sempre zen, nunca agressivos.Não tem alteração de humor. Não mostra a síndrome de abstinência(também nem dá tempo, usam o tempo todo!).
O filme passa por períodos cômicos e a juventude sai com o comentário de ser “muito engraçado”. João estrella vira mito para a juventude , Que risco!


5)Fala muito pouco da infância e da escola, a não ser uma menção (comentário) de um distúrbio de conduta, reclamado pelos professores e citado ao pai, durante o café.

6)Mostra que o pai estimula o João, a trabalhar para conseguir comprar sua prancha de surf, ao invés de ser presenteado. O que seria um fato positivo e alteraria o paradigma de que João fora “mimado”, como “filhinho de papai”.Em compensação existe uma frieza nas relações familiares. Distanciamento de afeto e pai muito distante.

7) O filme mostra que todos os segmentos da sociedade estão envolvidos no tráfico, não importando idade, gênero, formação e nível sócio- econômico e que o judiciário é o mais comprometido, com a polícia extorquindo o usuário e o pequeno traficante ; como a orientação do advogado para João se calar, omitir e negar ; como o tráfico dentro do fórum; Como o funcionário do presídio recebendo propina para facilitar o uso da droga dentro da cadeia ; como a omissão dos policiais na violência do pátio interno durante a “rebelião”; Como a “extrema” sensibilidade da Juíza que prefere colocá-lo na casa de custódia por dois anos sem aprofundar a existência da quadrilha (questiono se a Juíza perderia o sono se este caso fosse com um “João ninguém”; como a precariedade das instalações para quem não tem nível universitário em comparação ao caso do psicanalista usuário; Como as caixas fornecidas nas visitas por seu advogado; como a entrada fácil da droga e o conhecimento da rota, sem prosseguimento do fato.Apenas João foi preso e a quadrilha ficou livre para continuar a agir
Fora do judiciário outros segmentos que não despertam suspeita, como a senhorinha rica que é fornecedora em seu big imóvel e suas louças de porcelana; Como a peixaria que envolve a droga dentro da mercadoria.

8) A mensagem básica do filme é arriscada, como estímulo ao uso. Apesar da casa cheia de usuários, “mulas”, amigos, companheiros, só foi preso o João Estrella e mesmo assim, porque passou a manipular 6k. Durante anos , ele vendeu naturalmente suas pequenas quantidades. Existe toda uma engrenagem que nunca foi investigada e me parece que por esta razão não existe interesse político em liberar a droga e não punir o usuários. Já que não se pune, deveriam investigar a procedência, mas não existe este interesse.
A sociedade só se interessa pelo dinheiro que o comércio propicia e que não é pouco..

9) João é o único preso de pele branca . João é o único sensível(bom de coração) que não permite a agressão ao companheiro (classe média?) João assume seus atos e livra as amizades(classe média?)
João Estrella fala nitidamente da elite comprometida e cita a Bolsa de Valores e suas transações. Importante lembrar que só foi descoberto no âmbito da Polícia federal. Mas sem maiores investigações.

Enfim, quem teve uma visão diferente ou quer acrescentar algo, esteja a vontade.
O Filme estimula a utilização, com cautela. Esta mensagem subliminar é arriscada e precisa ser conscientizada para os pais e escola que pretendem abrir um debate com seus filhos e alunos.
Mas não deixa de ser revelador de nossa realidade brasileira.
A frase final da Juíza é de uma grande profundidade e equivalente a dar esperanças de que existe cura para usuário e traficante.
João só não foi executado porque silenciou-se e demonstrou que assumiria tudo sozinho.
Por esta razão não foi “apagado”.

Leitores, não fui eu a escritora do filme heim! Não confundam crítica com denúncia. A denúncia foi no filme(risos), que por sinal merece um prêmio pela qualidade da produção , da filmagem, da sonoplastia, elenco , etc...
Parabéns cinema brasileiro!

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente sua colocação.Parabenizo a Sra por colocar todas as falhas que não foram bem explicadas no filme.Que maestria.
Atenciosamente,
Nycca12

Glaucia disse...

Achei ótimo o comentário, me fez refletir melhor sobre o filme. Parabéns.

glauceane disse...

Adorei o comentário, não sabes o quanto me ajudou ! O filme é muito bom mas realmente apresenta algumas falhas. Ótima visão crítica. Estamos trabalhando este filme numa disciplina de psicologia.