domingo, 3 de agosto de 2008

Paulo Freire

"Educação não tranforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo" Paulo Freire

" Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes" Paulo Freire

" O Homem , Ser de Relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo" Paulo Freire

Não existe saída para educação, sem Paulo Freire" Míriam Stolear

Com a ditadura militar , Paulo Freire foi preso e exilado. Não sei se preciso continuar o meu pensamento. Paulo Freire é um sonho que pode voltar.
Escola tradicional é a escola da distância do afeto e da manipulação de saberes que são ditados por um saber único, vertical, de controle e poder. Alunos enfileirados, distantes, disputando o melhor lugar, a melhor nota. Nota esta, arbitrária, medida como se o humano fosse mensurável.
Quantas inteligências foram abortadas em nosso sistema? Quantos utilizaram a inteligência para programarem crimes perfeitos? Um saber de zero a dez: Saber estúpido !
Todos precisam estar incluídos nesta sociedade fragmentada: Isto é inclusão social.
Num conselho de classe sempre fiquei estarrecida diante do Poder do professor que se dizia de esquerda. Estranhava que aqueles que mais exigiam do Sistema, eram os que mais exigiam em sala de aula.
Ordem e progresso , mas que ordem e que progresso?
Pensador Paulo Freire , humanista como todo bom educador.
Escola tradicional é aprender a repetir e ser avaliado pela memória. Criatividade? Falta a quem ensina? E onde está a humildade?
O professor tem que estar aberto a aprender com o aluno. O aluno tem que estar confiante para ensinar.
Hoje somos resultado desta educação do passado. Não se sabe inovar, não se sabe questionar. A receita não muda e a educação está estagnada. Como pensar em aumentar o tempo dentro da sala de aula, se nem ao menos se sabe o que é escola? Afinal, qual é a função da escola do séc XXI?
O ensino elitizou , em tempos passados , com seus concursos, jubilações e no momento em que se fala em inclusão(séc XXI) , não se sabe a solução.
Paulo Freire não está morto . Ele vive dentro de educadores que pensam no Humano como saída para a doença social , criada pelo estímulo de "mestres" que reprovaram as possibilidades de criação de novas idéias. As idéias revolucionárias, nascem dos " desadaptados" que querem mudar o mundo e encontram saídas. Quais as saídas oferecidas aos alunos que não se adaptam ao sistema educacional brasileiro? Quantas respostas surgiram em nossas mentes?
É preciso repensar com carinho e humildade.
Na escola Dez, na vida Zero : Drogas, suicídios, alcoolismo, perversões, pichações, revolta, rebeldia, desrespeito, distância, individualismo, materialismo e falta de amor.
Amor- próprio aniquilado , timidez produzida, medo de falar em público, medo sempre medo.
Educar é competência de todos . A Família culpa a escola, a escola culpa a família, ambos culpam a sociedade e a sociedade culpa o governo. Perdidos, todos procuram DEUS e as igrejas se multiplicam e os fiéis se perdem muitas vezes sem pensar que se distanciaram do que mais precisam. Deixarei a conclusão por conta de todos que chegaram ao final deste texto, que é mais um desabafo do que uma solução.
Míriam Stolear 3/08/2008

Este círculo não é nada mais do que um grande ZERO.

Nenhum comentário: