segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Negação da alma

O pintor Julieber Costa gostava de exibir os músculos, que dizia ter conquistado em apenas 8 meses de academia. Porém, os parentes suspeitavam. “Eu tinha percebido. Eu não achava que ele estava musculoso, eu achava que ele estava inchado, principalmente o rosto”, afirma Silvia da Costa Oliveira, mãe do rapaz. Com dores e inchaço no braço direito, o pintor foi internado no hospital Santa Casa do município de Catalão. Só três dias depois, após ser submetido a uma cirurgia, Julieber confessou que usava anabolizantes. Segundo a mulher dele, eram produtos para tratamento de bois e cavalos. “Não sei se ele aplicava, se alguém aplicava para ele, não sei. Acho que buscaram informação pela internet e tinha um rapaz que vinha de Uberlândia e trazia pra ele”, diz Ana Paula Santos. O estado de saúde de Julieber piorou. Ele foi transferido para Goiânia, mas os médicos não conseguiram conter a infecção na região do braço esquerdo, onde o anabolizante foi aplicado. Os rins pararam de funcionar e ele morreu no domingo (6) após uma parada cardíaca. “O quadro evoluiu para óbito devido a essa própria infecção e à própria substância injetada no organismo. Nós não sabemos que droga foi injetada, mas nós sabemos e fazemos um alerta que todas essas drogas são nocivas ao organismo”, afirmou Sebastião de Abreu, diretor do Hospital de Urgências de Goiânia. A academia onde o rapaz treinava estava fechada nesta segunda-feira (7). Segundo a Vigilância Sanitária, ela não tinha autorização para funcionar. O corpo do rapaz foi enterrado no final da tarde. Ainda abalada pela morte rápida do jovem, a família fez um alerta aos outros pais. “Você não cria um músculo da noite para o dia. Se dentro de poucos dias seu filho seu filho começar a ter uma musculação que você vê que não está adequada, deve acompanhar. É aí que está o perigo”, diz João Batista Santos, pai de Julieber.

Comentários:

O corpo, a beleza, a auto- estima dependendo do olhar do outro. Jovens que precisam ser aceitos pela força física, pelo corpo escultural, mesmo que para isso tenham que injetar substâncias ou fazer uso de "bomba" para sentirem-se desejados. Desejados por eles mesmos, quando diante do espelho, feito Narciso, amam e admiram as suas imagens, mesmo que distorcidas.
Lastimavelmente, os adultos , homens e mulheres, também valorizam o corpo , muitas vezes de forma doentia e obssessiva: Bulimia, anorexia, excessos de exercícios físicos, cirurgias plásticas rejuvenecedoras, botox , medicamentos para impotência sexual... Estes são entre outros , comportamentos que entram no rol dos distúrbios velados conseqüentes de um mundo cada vez mais materialista.
Quais seriam as origens destes distúrbios ? Que cobranças teriam sido feitas a estas pessoas que precisam sempre acertar e agradar?
O mundo descartável, a moda, a Mídia, a perfeição ?
Ninguém pensa no interior, no que está guardado dentro dos esconderijos do inconsciente. Nos medos da morte, das perdas das imagens que se transformam a cada dia. Todos têm medo do novo.
Todos têm medo da vida : Negar a alma é negar a existência .
Educar é muito mais do que transmitir saberes. Educar é repensar os conceitos para criar um novo humano que creia mais no espírito e na beleza de sua essência.
Esta é a missão da Nova Escola : Formar seres críticos e formadores de opinião , orientados a olhar para dentro de si mesmos e encontrar novos caminhos para as novas gerações.
O erro está nos adultos e na nossa cultura do consumo. Temos que admitir que erramos e que estamos deseducando assim como fomos deseducados e estimulados a vencer, sempre vencer.
Professores muitas vezes querem ensinar o que nunca aprenderam e jamais aprenderão, se estiverem hermeticamente fechados em suas certezas.
Exigimos do jovem o que não realizamos : Queremos educar sem exemplos.

Nenhum comentário: