quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Gênio da Lâmpada


É certo que necessitamos de profissionais criativos que saibam elaborar novas idéias para não estagnarmos como seres passivos e repetidores de comandos. Nossa educação sempre se baseou nos princípios da psicologia comportamental que descreve o conhecido experimento do cão de Pavlov.Somos hoje, resultado destas experiências educacionais que se prenderam a modelos de Estímulo _ resposta . Fomos adestrados ao longo das decadas: aprendemos a não pensar.Hoje, 27/07/2008, lendo o Jornal "O Globo", que se reportou a interessante história de Thomas Edison , o inventor da lâmpada elétrica , que teria sido expulso de sua escola tradicional e também a Isaac Newton , e outros gênios que se destacaram por suas criações como desadaptados ao meio, incluindo-os num dos espectros do autismo: Síndrome de Asperger.Jamais havia lido que os gênios poderiam ser portadores de uma desordem psíquica por serem capazes de se fixar num objetivo (obsessivo) de pesquisar com a finalidade única de serem criadores , dotados de uma inteligência brilhante e capazes de beneficiar a humanidade.Discordo literalmente da criação de patologias para explicarem as diferenças de comportamentos existentes entre os Homens.Então Mozart , Charles Darwin, foram autistas sem prejuízo severo de sua interação com o meio?Qual seria o diagnóstico de um cientista que procura enquadrar as pessoas em distúrbios, desordens, e outras modernas terminologias que patologizam os indivíduos?Sei que os gênios e os superdotados não se adaptam ao modelo de escola que vos apresentam. Os alunos "indisciplinados" podem ser os mais inteligentes de todo o grupo e muitas vezes são retirados do convívio de seus colegas por serem considerados desadaptados.São apenas desadaptados ao " sistema de Ensino" e por serem discriminados , acabam se tornando desadaptados ao Sistema. São inteligentes que adotam desvios de conduta e se transformam em PHD dos crimes. Infelizmente a Ritalina e outros mais modernos medicamentos, foram criados para "acalmar" as crianças ditas hiperativas: O diagnóstico mais badalado dos dias atuais.Até quando teremos que conviver com os conceitos da psicologia comportamental sem considerar as diferenças intrínsecas de cada indivíduo que pode não reagir como os demais que deram certo?A escola está falida e estimula o individualismo e a competição desenfreada. Somos resultado desta Educação que desenvolve as capacidades das elites pensantes e negligencia os marginalizados do sistema, que podem tolerar a escola que aprova automaticamente mas que fornece ao final do curso, um certificado de sua própria incompetência.O modelo ideal de uma sociedade falida é o que está norteando a nossa Educação: Uma sociedade esquizofrênica, que se beneficia daqueles que são treinados a não pensar.O que seria dos Poderosos, sem os votos dos eleitores ignorantes? Os currículos imbecilizantes e as metodologias adestradoras , estimulam o corpo discente a fugir de uma escola enfadonha e insuportável, onde o saber do "mestre" se sobrepõe a todos os saberes e retira a dignidade daquele que quer ousar lançar uma idéia contraditória , deixando-o sem auto- estima e pronto para o mundo das drogas e das pixações.Quantas crianças perderam seu espaço na escola em virtude de reprovações que sofreram em consequência de avaliações arbitárias? Professores que não conseguiram ensinar e que por sua própria incompetência reprovaram os alunos que foram suas vítimas?O ensino socializado está por vir: Aquele que inclui todas as diferenças e que permite uma relação sadia entre alunos e professores.Míriam Stolear
Postado por Profª Míriam Stolear às Quarta-feira, Agosto 06, 2008 0 comentários

Nenhum comentário: