sábado, 5 de julho de 2008

Daniel Duque- Mais uma Vítima do Sistema

Daniel Duque foi assassinado covardemente por um Policial Militar que dava proteção particular a outro jovem,Pedro Nolasco, filho de uma promotora de Justiça no Rio de Janeiro, Márcia Nolasco, que também teve abalada a sua vida profissional em função do corporativismo da grande maioria das instituições públicas do País, quando o Procurador - geral de Justiça , mesmo antes de iniciar o inquérito Policial, dá seu pronunciamento com parecer
em nome do Ministério Público Estadual, alegando que o Policial Militar, em desvio de função, teria atirado em legítima defesa, como se todas as leis e todos os estatutos tivessem sido arremessados no "lixão de Gramacho".
Certo é que a culpa foi recair num mega traficante (Fernandinho Beira- Mar), com a alegação de que este aparato de defesa do jovem Pedro Nolasco, se devia ao fato de sua mãe ter sofrido ameaça. Promotores de Justiça deveriam ter ciência de todos estes riscos, quando ingressam no Ministério Público e iniciam a sua jornada profissional lidando com criminosos(assumidos) de alta periculosidade.
Estranha a solução de se redobrar a segurança da Promotora e se manter o Mega traficante sob proteção extremada de nosso Estado. As Soluções são sempre paliativas e não sabemos ao certo as razões destes excessos de cuidados com os criminosos (assumidos) apesar de suspeitarmos.
O velho pensamento " Quem tem padrinho não morre pagão" está se concretizando cada vez mais em nosso cotidiano e nos mostra a ausência de um Estado que vem apenas arrecadando impostos, mas não presta os serviços básicos aos cidadãos, a não ser àqueles mais privilegiados.
Enfim mais um jovem é morto, e o jogo de culpas estimulado pela Mídia, estarrece.
Hoje(05/07/08) li notícias que desabonavam a moral de testemunhas, colegas da vítima, DanielDuque. Mostravam que já tinham passagens em delegacias por envolvimento com brigas . Qual teria sido a intenção maliciosa desta notícia? Se foram expostos os passados de menores de idade, oJornal cometeu crime.
Sujarama ficha de meninos que podem ter sido vítimas de agressões(fato comum), para macular a imagem da vítima que perdeu a vida e assim poder ser articulada a legítima defesa do Policial?
Então pergunto: Por que não levaram todos para depoimento no mesmo dia? Será que não estavam sóbrios? Protegeram a imagem dos outros jovens que estavam escoltados?
Todos sabem que dentro das boates, shows, festas de toda a ordem, principalemente as raves, a juventude bebe indiscriminadamente. As brigas são comuns e grande maioria sofre lesões graves, mesmo vitimadas por provocações de outros grupos . Este fato é antigo e nunca foi evitado. Não existe controle nas casas noturnas e nem na Segurança pública. De quem é a responsabilidade?
A notícia ,hoje,está distanteda primeira página e o tema já saiu de pauta dos formadores de opinião(leitores).
Esperemos os próximos passos que possivelmente não terão espaço nos grandes jornais.
Esta engrenagem do Sistema não terá bons resultados com o passar dos anos !
Educação zero !

Nenhum comentário: