terça-feira, 29 de abril de 2008

O austríaco Josef Fritzl

É importante perceber a complexidade do comportamento humano. Psicólogos,psicanalistas e psiquiatras ,com vasta experiência, recenhecem estas especificidades de caráter e entendem que existem e que fazem parte do cotidiano.
Pessoas comuns, simples, de comportamento ilibado , podem estar envolvidas em crimes das mais variadas espécies.
Os vizinhos de Josef nunca perceberam que ele mantinha em cativeiro a sua filha e que com ela , incestuosamente, teve 7 filhos. Um deles, após sua morte, foi queimado por ele mesmo, sem deixar vestígios.
Cidade pacata na Áustria que é assolada por uma tragédia onde todos se sentem coniventes.
Eu acho impossível que a mãe da moça desconhecesse o fato, pois criara 3 de seus filhos. Como surgiram 3 crianças de uma hora para outra dentro de sua residência? Por que razão não procurara a filha oficialmente , com registro de busca policial?
Tudo muito estranho!
Nossas profissões mencionadas no início, são estigmatizadas quando parecemos achar comum ou normal o encontro destas sandices em psiquismos patológicos. É comum em nossa vida profissional, lidarmos com psicopatias e poucos são os diagnosticados porque suas máscaras de "bons moços" convencem muitas vezes os próprios profissionais de Saúde e todas as comunidades que frequentam.São muito educados e muitas vezes moralistas.
Bem, Graças não foi no Brasil, a nossa Justiça inverteria os fatos e protegeria o idoso. Perdoe-me os que procedem com dignidade no judiciário brasileiro, mas fazem parte de uma minoria, infelizmente!
Volto a ressaltar assunto de outro tópico, que a Formação nas uiversidades de Direito são péssimas. Caberia ao MEC rever estes currículos que se distanciam da psiquiatria e da psicologia em suas grades.
O Judiciário necessita ,com urgência, trabalhar em conjunto com profissionais "psis" desde a fase de inquérito. O psiquiatra forense habitualmente só entra após a descoberta do autor e não participa dos depoimentos que são realizados por inspetores de polícia. Óbviamente todos os seres que cometem crimes estão comprometidos com doenças mentais mais ou menos graves, resta saber aqueles que além destas , podem apresentar apenas os chamados distúrbios de conduta social (sociopatas). Estes não são os conhecidos serial Killer. Estes, apenas sociopatas, em sua maioria estão em postos do alto escalão de empresas, governos, Justiça e dificilmente são indiciados, porque exibem uma inteligência invejável, incapazes de deixar pistas . Além deste quesito inteligência e sua conduta ilibada,são simpáticos, sedutores e com o Poder nas mãos, em sua grande maioria.
Fazem tudo para alcançar o Poder: A meta do sociopata é o Poder.
O Austríaco Josef Fritzl, deve fazer parte desta casta presente na Humanidade.
Míriam Stolear

Nenhum comentário: