segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ferramentas na Educação - Informatizar é a solução?

Um estudo realizado pela Unicamp com alunos cursando da quarta à oitava séries do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio, demonstra que o uso intensivo do PC acaba diminuindo o desempenho dos alunos na escola. O relatório da Unicamp, examinando dados internacionais ligados ao tema, especialmente do Education Research Information Center, nos Estados Unidos, valendo-se de informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica, descobriram que os alunos que usam raramente o PC tiram notas bem melhores do que outros alunos que sempre o utilizam.
Marcos Tadeu, Professor do Departamento de Engenharia de Telecom da UFF, observa essa tendência também no ensino superior. A tecnologia agiliza as tarefas ,para quem domina o assunto, mas o desempenho do educando piora . Nota-se principalmente um declínio na Leitura e redaçãoe até mesmo uma falta de domínio do idioma. Os estudantes não conseguem interpretar o que está escrito num texto.
Usar o PC o tempo todo leva à perda de pontos em trabalhos e provas, principalmente em português e matemática. A classe social não está sendo levada em consideração, sendo de que classe for o aluno, seu desempenho é prejudicado.(informações retiradas do Jornal O globo, de 25 de fevereiro de 2008)
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Comentários – Percebe-se que a instrumentalização da Educação também está em crise.
Todos procuram soluções para o aperfeiçoamento do ensino mas não sabem por onde começam: Falta uma avaliação diagnóstica do problema.
Muitos acreditam que melhorariam tendo vultuosos gastos com computadores em salas de aula e mesmo assim concluíram que esta não é a saída para o impasse.
Temos que investir em Conhecimento , isto é, desenvolvimento de competências que partam de atitudes reflexivas ,construídas pela integração de conteúdos(não eu) com o pensamento crítico(Eu).
O PC pode auxiliar nos momentos em que o aprendizado já tenha ocorrido Concluo ser a Educação à distância , um modelo inapropriado ao ensino fundamental e médio. Diante do computador , o aluno pode sentir-se o não Eu.
O relacionamento entre os grupos humanos e o intercâmbio com as informações pesquisadas, podem servir de alicerces para a construção do Saber.
O afeto e a emoção fazem parte da aprendizagem . A frieza da tela(PC), distancia o aluno dos contatos e da socialização que são temperos necessários ao conhecimento e à motivação de novas descobertas.
Ninguém aprende a dirigir um veículo num videogame. A prática, o tempo de cada um, o olhar e o compartilhar, incrementam o desafio da aprendizagem. O professor deve ser o motivador ,aquele que lança questões e desafios , aquele que é ao mesmo tempo o outro e o eu mesmo. Aquele que o aluno se embaralha em afetos e desafetos. Aquele que existe e não existe . O professor é sempre um enigma e sua dualidade inspira o saber e serve de depositário de fantasias das mais variadas, daqueles que querem trocar experiências com um Ser que se dispõe a ajudá-lo em seu desenvolvimento como pessoa.

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